segunda-feira, 30 de maio de 2011

O paraíso nipônico


Talvez estas imagens não lhe remetam ao Japão ...




Mas sim, é aqui ! Foram tiradas em Taketomi, uma ilha localizada na província de Okinawa , ao sul do país,  beeeem ao sul.

Fiquei hospedada em Ishigaki, uma outra ilha com um pouco mais de estrutura, mas que não é tão bonita. De lá partia de barco para as ilhotas das redondezas.
No hotel, o estilo do pessoal já indicava o que veria pela frente ... todo hóspede recebe um pijama-kimono para circular bem à vontade, é engraçado você se arrumar para ir jantar e de repente todo mundo de "uniforme". Mais uma vez, eu era a diferente. Fui me trocar!

Ao calor de 25 ºC e com muito sol, estava preparada para um clima “Caribeño”, mas me deparei com uma moda praia digamos assim, japonesa.
Os japoneses tem pavor de sol, mesmo na praia não fazem questão de se expor aos raios solares.
Desta vez, não entrei na onda. 
Mas o lugar é maravilhoso! Tem passeios para todos os gostos.
A aventura na mata, na ilha de Iriomote, começa com uma expedição de caiaque pelo rio até desembocar no mar.

Depois, uma trilha pela floresta cheia de espécies de plantas diferentes e cachoeiras que parecem ter sido desenhadas. O toque japonês fica por conta da lancheirinha com vários compartimentos que proporcionam um picnic quentinho, com direito a missoshiro no meio da selva! Demais!



De sobremesa, já que a especialidade da ilha é o sal, por que não um chocolatezinho com sal?





domingo, 22 de maio de 2011

Herança Meiji

Aqui no Japão, Meiji é nome de avenida, ruas, parques, museus e até chocolates !!!
Mas quem é Meiji? Por que esse nome é tão famoso por aqui?
Ele foi o mais famoso imperador do país. Assumiu o império em 1868, depois de séculos de poder nas mãos dos xoguns (os "generais" da época do Japão feudal). Em 45 anos de governo, Meiji simplesmente revolucionou a terra dos samurais! Modernizou o país, fortaleceu a economia e a defesa e preparou o Japão para se tornar uma potência.
Esta é a fábrica de chocolates Meiji (Os japoneses são demais, né?)
Esta semana fui visitar a homenagem mais imponente ao antigo imperador, o famoso Meiji Jingu (ou santuário Meiji),  é um parque com mais de 170 mil árvores no meio de Tóquio, bem ao lado de um dos bairros mais movimentados da cidade, Harajuku (o mesmo bairro que fotografei as japonesas do post passado).
O local é incrível, já que nele está um dos mais conhecidos santuários xintoístas da cidade. 

Este é um dos “pequenos” portões do parque


 
Achei alguns detalhes tão japoneses !

Logo nos primeiros metros, tem uma parede de barris gigantes de saque (nihonshu), doados ao local. 


Antes de entrar no santuário, os visitantes lavam as mãos com estas colheres ...
 

... no momento da oração, jogam uma moedinha, batem duas palminhas e tocam um sino !

 

Lá consegui flagrar um casamento tradicional, olha só que diferente! A noiva usa kimono ao invés de vestido, os nossos sapatos de salto alto dão lugar aos chinelinhos com meia, que parecem ser mais confortáveis a primeira vista, mas reparei que o chinelo é sempre menor do que o pé (o pé fica pra fora), estranho, né?
A única semelhança é a cor branca mesmo!

E o noivo? Alguma similaridade?


No parque vi muita gente de kimono, que é considerada uma roupa chique, principalmente em tempos de globalização! Até pedi para tirar uma foto com umas meninas. Quem é mesmo diferente por aqui?

 



domingo, 15 de maio de 2011

E com vocês, as japonesas ...


Tóquio sempre foi considerada uma das capitais da moda. É impossível andar pela cidade e não reparar que as japonesas (e muitos japoneses) se importam muito com a aparência, apesar de não julgarem o que os outros usam.
Em alguns bairros, como Harajuku e Shibuya, vale à pena ficar sentado em um banco esperando o “desfile”, isso é um programão, acredite ! Muitas vezes tenho certeza que estas pessoas estão saindo de uma festa à fantasia.
A moda aqui é realmente muito diferente da do Brasil, me arriscaria dizer que não há igual no mundo.
O motivo de toda essa produção é que os japoneses gostam daquelas mulheres-meninas, quanto mais menininha, mais “cute” ela parecer, melhor.Talvez isso explique os modelinhos a seguir !
A primeira na passarela é esta gracinha vestindo um modelito que orna com os dois acessórios que aqui são indispensáveis: o celular e o enfeitinho do celular, em geral, os dois tem o mesmo tamanho. Para finalizar, um sapato da mesma cor e claro, as meias curtas com babados, sensação entre as japonesas !

As próximas a desfilar  representam as "mamães", são meninas que já tem filhos, mas não abrem mão do estilo "gracinha".


Se você é uma pessoa observadora, vai reparar que os óculos não tem lentes ... elas usam como acessório, para afinar o rosto.
Se você acha fashion usar óculos, use !
 

Tem também as "modernets"!
As duas fotos abaixo mostram a "hipponga" e as amigas, fazendo um gênero "estudantes". Em dias ensolarados, uma sombrinha é fundamental! Ninguém faz questão de ter uma pele bronzeada, muito pelo contrário.



  
As meias altas com sapatos são usadas com muita frequencia, desde as produções mais simples até as mais ousadas.

   

Como disse, algumas parecem estar fantasiadas. É divertido !


Sempre parecendo crianças, por isso usam muitooos acessórios !


E para finalizar,  as amigas indo às compras e ao lado .... hummm, quem seria a famosa personagem inspiradora ? Algum palpite?  














sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tóquio - Loucura organizada !

Pra não perder o ritmo,  vou escrever mais um pouquinho ...
Resolvi mostrar a cidade onde moro, Tóquio! Pra quem nunca veio, é realmente um choque!
Muitos pensam numa cidade cheia de luminosos, cheia de gente!
Sim, isso É verdade! Cheeeeeia de gente! Não tinha como não ser, afinal é uma das cidades mais populosas do mundo (já li que é a mais, mas também já li que não é, enfim... o que importa é que  tem muuuuuuita gente!)
A grande diferença aqui é a organização! Tudo é tão certinho que chega a confundir. Logo nos primeiros dias, cheguei a perguntar "cadê todo mundo?"
Moro num distrito calmo, Minato-ku. Uma área bem grande. Apesar de morar numa avenida, às vezes parece que é uma rua do interior. Chego a escutar os passos das pessoas na rua ( meu apartamento é no 11º andar, que fique claro!)

Esta é a foto da minha rua, as 17hs de uma sexta-feira ! (Sonho ?)
Aí fui pra Shibuya, a famosa região que parece a Times Square, que tem um cruzamento enlouquecedor, popularizado pelo cinema (assista "Encontros e Desencontros") ! Quer entender? Veja o formigueiro humano no vídeo que eu fiz! (coloca um zoom porque ficou um pouco  longe).



Como disse, tudo é muito organizado.  Nas ruas, as pessoas não se atropelam. A regra é clara, andar sempre do lado esquerdo. Mas na hora de cruzar a avenida, aí é diferente: olhe pra frente e saia andando, se esbarrar, esbarrou !

(A foto acima é Shibuya também)

O caos organizado só existe em Tóquio porque o transporte público funciona muito bem!
No dia do terremoto o transporte parou. Trem,metro... sobrou apenas ônibus, carros e pessoas caminhando ... muitas pessoas !!!! Elas apareceram! Tomaram conta das ruas tentando voltar para as suas casas. Um caos!  
Entendi porque dizem que São Paulo um dia vai parar!
Esta é uma das avenidas no dia do terremoto, ela costuma ser tranqüila ... (Se você está pensando:  "igual a Faria Lima  às 18:30hs!", a verdade é que estava muuuuito pior,  ninguém saía do lugar! MESMO ! No dia seguinte, fiquei 12 horas no carro para andar 70 km ! Ainda era o mesmo trânsito!)

No dia-a-dia tem bastante gente ! Elas também tem pressa, mas tudo tem uma ordem! É o estilo nipônico !

Estas são algumas crianças de uns 6 anos voltando da escola de trem, sozinhas ! Normal !
Curiosidade: pela manhã, tenho que bolar uma estratégia para atravessar a multidão que sai da estação no meu contra-fluxo! É hilário ! Mas isto é um outro assunto, um dia compartilho esse grande desafio diário,  deixe só eu lapidar melhor a minha estratégia pra não passar vergonha !


Bjs! Bom final de semana ! Shabbes ! Sayonará !
Mich !

quinta-feira, 5 de maio de 2011

いらしゃいませ (Irashaimase) - Sejam bem vindos !

Depois de muitas promessas e postergações finalmente este blog vai ao ar ! Obrigada a todos que se interessaram e insistiram !
A primeira tentativa foi programada para o dia 11 de março, estava tudo pronto (texto e fotos) quando .... Terremoto ! Tsunami ! Radiação ! Pânico !
A segunta tentativa foi no dia 02 de maio ... as idéias para finalmente escrever estavam prontas quando ... Bin Laden morto !
Quantas notícias bombásticas (isso sem falar no Royal Wedding ... brincadeira !)
Então vamos lá antes que mais alguma coisa aconteça ...

Faz 2 meses que me mudei para Tóquio ! Neste pequeno, porém intenso período vivenciei coisas totalmente diferentes das que estava acostumada, conheci pessoas, lugares, experimentei comidas e bebidas e viajei bastante! Pretendo postar aqui tudo o que me chamou e chama a atenção (principalmente as peculiaridades que só se vê aqui) !
Como inauguração do Blog não acho justo escrever sobre o terremoto, este país tem tantas coisas interessantes de serem comentadas que prefiro ficar HOJE com algumas fotos que tirei faz 2 semanas ...
Ahhhh !!! A época da Cherry Blossom (Cerejeira)
Esta foto é da vista de quem está fazendo um picnic em baixo (da sorte !!!)

Os japas são totalmente equipados pra isso, eu levei a minha canguinha de praia e digo, ano que vem terei meu super kit cherry blossom ! Vi gente com cadeirinha, fogão portátil, almofada (essencial!), bebidas (muitas bebidas!), tinha até um cara pedindo uma pizza ! haha ! Imagine o endereço "Parque X, em baixo da terceira árvore à direita".
Não esqueça de tirar os sapatos !


Esta é a vista da Tokyo Tower com as cerejeiras (cartão postal da cidade) !

A notícia triste é que as famosas cerejeiras duram muito pouco, enquanto umas florescem, as outras já estão caindo ... mas mesmo esta fase é bonita, muitos rios e ruas cobertos pela flor.

Espero que tenham gostado !!!
Bjs !
Mich !!!