sábado, 17 de março de 2012

Quase uma japonesa ...

Dizem que um ano passa rápido. E, é verdade, o tempo voou. Mas um ano foi o suficiente para me transformar. Quando cheguei ao Japão, em fevereiro de 2011, me preocupava porque imaginava que nunca me acostumaria com alguns hábitos, comidas e situações típicas do país. Hoje, o que me preocupa é justamente o oposto. Tudo o que era estranho, virou parte da minha rotina. Será que virei quase japonesa? Definitivamente, tenho novos costumes ...
Os cochilos no trem se tornaram mais comuns. A gente se sente seguro, e dorme mesmo, igual aos japoneses.

Comecei a reparar nas minhas principais manias. O primeiro costume, incorporado desde a minha chegada, é a história de tirar o sapato para entrar em casa. Eles me convenceram de que não se deve levar a sujeira da rua para o lugar onde a gente mora.
Os chinelinhos esperando na porta são convidativos.
Em praticamente todas as casas ou apartamentos japoneses, a entrada é rebaixada. O degrau é o limite para os sapatos usados na rua.

 

Quando saio de casa e tenho que voltar correndo porque esqueci algo, tenho preguiça de tirar o sapato. A solução é ir bem na ponta dos pés dando o mínimo de passos possíveis. Sinto que estou contaminando o chão. Será que isso já virou um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou o problema é saber que eu mesma é que vou ter que limpar depois?

Tem uma outra mania, mais recente, que é o gosto especial por meias diferentes. É impressionante como os japoneses investem em todo tipo de meias como acessórios. Nas academias, eles usam umas esquisitas em que os dedos ficam divididos.

Eu prefiro as quentinhas e coloridas. Não há nada melhor no inverno.

Quando cheguei no Japão, descobri que teria que aprender a entrar no táxi. Parece bobagem, mas eles tem um sistem único aqui. A porta direita de trás é automática. O motorista aperta um botão e ela abre sozinha para o passageiro. Uma espécie de cortesia. Mas ai de quem resolver puxar a porta. Eles ficam bravos e te olham feio. Hoje, estou acostumada e vai ser difícil quando pegar um táxi no Brasil e não tiver mais esse mimo!

Já nos restaurantes, outro ritual japonês virou rotina. Sem as toalhinhas umedecidas, não me sinto preparada para a refeição, nem que sejam as descartáveis mesmo.
No começo sentia muita falta do guardanapo de papel, mas não vivo sem elas agora.
Em seguida, vem o chá verde. Muitos japoneses não tomam outra bebida durante toda a refeição, nem água. O chá é servido quente, até mesmo no verão.
Para mim, tomar chá quente no verão, por enquanto, é demais, mas não dispenso meu chazinho no frio.


Ahh, o medo que eu tinha de encarar os pratos japoneses foi embora. Até por conseguir me comunicar melhor, eu pergunto quais são os ingredientes e encaro alguns quitutes que eu nunca imaginei que seria capaz de comer.

Este é o “Nabe”, neste caso de legumes. O ovo cru pode deixar algumas pessoas um pouco receosas, mas ele é misturado com a comida quente e acaba sendo cozido na hora.



E o famoso Oden, que comentei em outro post. Era o que eu achava mais estranho e, agora, incrível...é um dos meus pratos preferidos.
A maioria das opções de Oden é à base de vegetais e soja. É bem leve, saudável e muito gostoso.
Mas entendo se você se sentiu um pouco enojado. Isto requer tempo! Experiência própria.
E assim passam os dias nesta terra distante. Deixei de ver o país como um lugar tão diferente, aprendi com eles, adquiri costumes e gostos que vou levar para a via toda. Será que vou me adaptar ao Brasil novamente?
Uma coisa é certa, dos táxis com porta automática eu vou sentir saudades ...

2 comentários:

  1. Genial, Michi!! Já estava com saudade dos posts!! Adorei saber como vc está incorporando os costumes daí! Deve ser uma experiência muito transformadora, mesmo...! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Michele, conheci seu pai em um exame médico para renovar minha carta e me falou sobre você e seu blog, já que também tenho um blog (Esporte na mochila) que fala sobre viagens e esportes. O nosso ponto em comum é que inaugurei meu blog com a minha viagem com meu marido para o Japão para assistir o Mundial de Clubes. Ele é santista roxo e eu corinthiana roxa, mas quando a questão é esportes os times não importam. Amei o Japão, superou todas as minhas expectativas e depois que retornei daí me senti na obrigação de retribuir toda a gentileza e carinho que recebei, além da aula de cidade, divugando para as pessoas. Adorei o seu blog e gostaria que você cadastrasse meu e-mail no seu mailing para eu continuar acompanhando.
    Se quiser acessar meu blog, segue o link: www.esportenamochila.wordpress.com
    Bjs,
    Chris

    ResponderExcluir