domingo, 4 de setembro de 2011

Na intimidade ...

Era para ser um assunto íntimo, mas resolvi fazer um post sobre as minhas investidas nos banheiros japoneses. Não pense bobagem, na verdade esse é um assunto e tanto. Entrar num "otearai" (banheiro em japonês) é curioso, engraçado e surpreendente. São tantas novidades que seria egoísmo não compartilhar esses momentos.
Ao entrar numa cabine a pergunta é imediata ”como acionar a descarga já que não tem nenhum botão atrás da privada?”.
Não é este painel da parede.

Ao lado, em geral,  encontra-se o revolucionário e amendrontador "computador", como este abaixo.

O que fazer? Em cada banheiro a solução é diferente. Uma atividade tão simples e são tantos botões ... muitos em japonês.Tem botão para esguichos d’água, aquecimento da tampa da privada, descarga fraca ou forte, enfim, as privadas japonesas são "ultra mega power" tecnológicas. O difícil é acertar esses botões, já perdi muito tempo tentando descobrir o que fazer.


Esta é a privada da minha casa, ou melhor, o lavabo completo! Repare na pequena pia acima. Ao apertar a descarga, a água sai na torneirinha, a gente lava mão, e depois a mesma água é reutilizada no vaso sanitário. Claro que eu também tenho todos os botões e funções, não ia ficar fora dessa!

Mas tem uma coisa que me chamou muito a atenção, é realmente engraçado para nós, ainda que os japoneses estejam acostumados. Imagine a seguinte cena: alguém precisa ir ao banheiro e não quer que os demais, digamos assim, escutem qualquer tipo de ruído. Sejamos francos, muita gente chega a puxar a descarga antes da hora para fazer barulho e evitar qualquer constrangimento com os "vizinhos" do banheiro. Mas isso gasta água, certo? Os japoneses criaram um botão que simula o barulho da descarga. Nada de escorrer água, só pra enganar mesmo.
Acredite ! Isto existe aqui e é muito comum. Para provar, fiz até o vídeo abaixo:


E a fertilidade da mente japonesa não acaba por aí! Mamães, digam se isso não é incrível!
Como ir ao banheiro com um bebê? Repare no detalhe, tem uma cadeirinha para a criança. A mãe faz o que tem que fazer sem passar o apuro de segurar o filho no colo no banheiro público, tentando não encostar na privada.

Mas algumas surpresas não são tão agradáveis. Na maioria dos banheiros públicos femininos, abre-se a porta e ... cadê a privada?
Os homens podem achar isto completamente normal, mas trata-se de um banheiro feminino no chamado "japanese style". Ah! tem um jeito específico para se posicionar. Em muitos lugares vem até com orientação para gringos como eu.

O certo é de frente.

Mas hoje, em quase todos os banheiros públicos existem as duas opções de privada. São os efeitos da globalização.

Mesmo nesses banheiros esquisitos, o que impressiona é a limpeza! Até em estações ou no meio da rua, e sempre com papel! Foram raras as vezes que não estavam em perfeito estado.
As fotos a seguir são do banheiro de um estádio de futebol.



Acredite se quiser, mas não fui a primeira a chegar. Estas fotos foram tiradas depois dos 45 minutos do 2º tempo.

Saindo do mundo alucinante de uma cabine de banheiro, o passo seguinte é lavar as mãos. Em geral, as torneiras são todas automáticas e muitas vezes a saboneteira também. Mas ao contrário das cabines, não se vê papel. Vi em pouquíssimos lugares, normalmente em bairros freqüentados por muitos estrangeiros. Para secar as mãos, eles só usam aqueles secadores.

O estilo é um pouco diferente dos brasileiros. 

Outra curiosidade é que existem muitos banheiros espalhados no meio da cidade.

Sabe quando você está no meio da rua e precisa ir ao banheiro?
Este estava no meio da calçada. Limpo, impecável.
A faixa branca é o que o separa da via onde passam os carros.
Viu como ir ao banheiro no Japão pode ser uma aventura? Agora chega de texto, me deu vontade de um xixizinho na minha cyber e confortável privada com tampa aquecida!

2 comentários:

  1. muito legal!Estarei aqui sempre para ver as novidades,pois sonho um dia ir até ao Japão!bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz um post e usei uma de suas imagens, mas dei crédito ao seu blog. Se for algum problema para você, me avise que retiro a imagem. O link do meu post é este: http://quartadecada.blogspot.com.br/2013/03/desejo-do-dia-asakusa-capsule-hotel.html

    Agradeço pelo seu post e pela atenção. Juliana.

    ResponderExcluir