segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O prazer do consumo

Num dia comum, saindo da escola, resolvi entrar no shopping perto da estação para conhecer. Lá dentro vi uma loja, uma espécie de mini supermercado. Pode parecer exagero, mas esta foi uma das minhas melhores descobertas no Japão!

Tinha de tudo, os cacarecos mais úteis e inúteis, tudo no melhor estilo “invenções japonesas”. A todo tempo me flagrava pensando “como não existe isso no Brasil?” ou “só os japoneses mesmo para pensar nisso...”.
Útil: cópos com base de silicone, para poder segurar bebidas quentes

Inútil, pelo menos para mim: um furador para fazer desenhos nas algas. Exige muita paciência e habilidade japonesa ...

Já tinha entrado em várias lojas de departamento por aqui, dá vontade de levar tudo. O problema é que estou na segunda cidade mais cara do mundo, o que acaba com qualquer desejo consumista.
Mas aqui, tudo é diferente. Esse shopping de bugigangas é na verdade uma das várias lojas que existem no Japão, conhecidas como “hiaku yen”. Traduzindo: tudo a “cem ienes” (cerca de dois reais). Seria uma das famosas lojas de R$1,99 que tinham no Brasil nos anos 90. Mas eu me lembro que era uma enganação por que eles colocavam ao lado do preço, em letras pequenas, um “a partir de” e quase nada custava R$ 1,99.
Esta é uma das lojas espalhadas pelo Japão

Nas lojas”hiaku yen”daqui tudo custa 100 ienes, ou melhor 105 (com taxas), tudo mesmo. Demorou a entender, tanto que tive que perguntar mais de cinco vezes para os atendentes da loja se era isso mesmo. Em geral me olhavam com uma cara do tipo “esta é uma loja chamada cem ienes, quanto a senhora acha que custa?”. Eu só queria ter certeza que não havia um “a partir de” no nome da loja.
Depois fui descobrindo novas e diferentes lojas, encontrei uma da maiores em Harajuku, são quatro andares de produtos. E acredite, há de tudo!
Bases para deixar as botas em pé.
Gravatas executivase camisas - não espere encontrar marcas famosas

Porta banana

Lanternas de todos os tipos

Muita louça

E outros milhares de produtos !

Para uma iniciante no mundo "hiaku yen", atenção total ao caixa para ter realmente certeza.

Sim ! Tudo custa 105 ienes !

Descoberto o paraíso, imagine a alegria de encher a cestinha!

Pra terminar esse post, preciso confessar. Passei alguns dias no Brasil, agora no fim de setembro. As lembrancinhas garantiram a felicidade de todo mundo, dos amigos e parentes e claro, do meu bolso !

Um comentário:

  1. Nossa Mi, se na Liberdade eu já fico maluca com tantas coisinhas legais, coloridas e funcionais, imagina ai? mostre mais coisas dessas diferentes que vc costuma usar. beijo, Jéssica.

    ResponderExcluir